BLOG QUE TEVE A SUA ATIVIDADE AO LONGO DO ANO DE 2008

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Conflito da Geórgia e Ossétia do Sul

O conflito vem acontecendo da seguinte maneira, a Ossétia do Sul proclamou independencia da Geórgia, a Geórgia não aceita, a Rússia aliada da Ossétia do Sul, concordava com ela.
Logo após um grande conflito que aconteceu em 1992 e deixou muitos mortos, a Ossétia do Sul se declarou independente, desde então a Geórgia, Rússia e a Ossétia vivem um grande conflito.
Na minha opinião, isso é uma coisa muito indecente da parte da Geórgia porque uma região tem todo o direito de ser independente!

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro Thales,
Creio que as etnias têm o direito de serem independentes, sim!
Porém, temos de ter em mente os interesses dos Estados... Nenhum Estado, como é o caso da Geórgia, quer ter parte de seu território separando-se. Sobretudo se esta porção territorial é rica em recursos como é o caso da Ossétia do Sul; repleta de gasodutos e oleodutos.
Imaginemos uma parte do Brasil querendo separar-se (como ensaiou certa “terra indígena”, aqui no país. Ver: http://pt.wikipedia.org/wiki/Raposa/Serra_do_Sol_(reserva_ind%C3%ADgena_macuxi). Aposto que estaríamos pensando duas vezes antes de defender o “direito de separação”.
Temos que ver, também, até que ponto a Rússia influenciou ou não, na atitude ossetiana. Sabemos que a Rússia sempre apoiou a separação da Ossétia do Sul, mas, de sua parte, nunca reconheceu a independência daquele país.
Fiquemos de olho!