BLOG QUE TEVE A SUA ATIVIDADE AO LONGO DO ANO DE 2008

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

A história das coisas

O filme assistido “A História das coisas” demonstra que todo o sistema econômico é uma cadeia, tudo começa na coletação de recursos, começam a tirar recursos de bens naturais, arvores, pedras etc. Esse material é mandado para as indústrias onde começam a fazer produtos para vender para as pessoas. O produto vai para os mercados, onde meio que força as pessoas a comprar os seus produtos, então você se pergunta: “Como assim força a comprar?” Simples, um exemplo: Uma pessoa vai ao mercado e compra um radio, esse radio naquela hora é um “top” de linha, essa pessoas fica com esse radio por um tempo curto, vamos se dizer alguns meses, e logo depois lançam um rádio que é mais moderno q esse, e ao passar de mais tempo ainda, aquele rádio fica ridículo para o uso, isso força as pessoas a comprar. Agora, pense bem, você já imaginou se nós ainda estivéssemos com tudo que comprássemos? É,sua casa iria ser pequena, para isso serve nosso amigo lixo, vamos lá tranquilamente, jogamos nosso lixo fora e esquecemos dele, tudo bem, é o que se deve fazer, então o lixo vai para o processo de reciclagem, aquilo que você botou fora vai ser reciclado para criar um novinho em folha, que bom você diria, mas tudo tem seu outro lado... Os recursos que são usados para esse processo de reciclagem soltam vários compostos químicos que prejudicam o meio ambiente, toda essa poluição vem das indústrias que soltam esses gases por ai sem parar, foi isso que eu consegui retirar de melhor no filme.

A Guerra da Bósnia - Herzegovina

A guerra da Bósnia começou com a dissipação da Iugoslávia, e foi dividida em vários países, a Bósnia por sua vez se indepentizou e a Sérvia atacou o país não apenas por questões religiosas e também territoriais, como a predominância da Bósnia era de muçulmanos a Sérvia fez uma limpeza étnica no país.
A Croácia por sua vez entrou no conflito também devastando os muçulmanos da Bósnia.
No final da guerra a Bósnia continuou com seu território mas totalmente devastada e destruída, atualmente é mantido um acordo de paz entre esses países e tropas da ONU que interviram no combate e que deram fim e ele montam guarda na região para manter a paz entre as nações.

As coisas: O que são e para onde vão.

Segundo o vídeo que vi: A História das Coisas, pude concluir diversas coisas. Uma delas é que TUDO que compramos é feito para ser posto no lixo, para que nós os compremos novamente e coloquemos no lixo novamente, é um ciclo vicioso que está destruindo o nosso planeta, e depois você para pra pensar e reponde: Ah mas é para isso que serve a reciclagem, mas, acabamos de ver que a reciclagem somente diminui o tempo que levará para nosso planeta ser destruído.Uma outra coisa é algo que nós aqui do Brasil também sofremos, os políticos estão virando fantoches das grandes impresas, para agrada-las eles exploram mais e mais os trabalhadores e dão benefícios às impresas de grande porte, e,enquanto nós os trabalhadores estamos em sua maioria na miséria os políticos estão em suas casas de luxo com suas televisões de plasma.Esse vídeo também nos alertou sobre todas as toxinas que nós convivemos diariamente, e que muitas delas estão presentes na nossa alimentação e em utencílios que usamos diariamente.ME impressionei com o que vi e um parabéns a duas pessoas,uma para a pessoa que fez o vídeo para nos alertar, e a outra é para a Laura Castilhos que trouxe o vídeo para assistirmos. Deixo esta postagem com uma pergunta o quê VOCÊ faz para o seu planeta (Terra lógico) ??

Bósnia Herzegovina

Texto elaborado por Matheus Pereira.


A Bósnia se proclamou independente em 1991, mas ela se envolveu numa guerra sangrenta nos anos 90. Essa guerra não foi apenas questão religiosa, e sim, por conquistas territoriais pelo lado da Sérvia.A Sérvia queria mais território, então sendo apoiada pelo exercito da ex – Iugoslávia fizeram a maior “limpeza étnica”. Os Croatas vendo isso em vez de apoiar os Bósnios, começaram a fazer o mesmo jogo dos Sérvios, que era eliminar os Muçulmanos.

Os Estados Unidos demorou muito a perceber a “limpeza étnica”, junto com a ONU, a Sérvia quando matava os muçulmanos cavava uma foça para botar os corpos, tapando os buracos para os satélites não pegarem.

Até que um dia os Estados Unidos lançaram um satélite que pegava tudo que estava no chão, depois de muito tempo a ONU junto com a Rússia e os EUA enviaram tropas internacionais da paz na região do combate.Então em 1995 as regiões fizeram um acordo de paz entre esse países e tropas da ONU estão de guarda para manter a paz no território.

(Obs.:Postei o texto pelo Matheus porque ele não conseguiu postar.)

Nosso futuro em suas mãos

O vídeo realmente me impressionou com o modo e a clareza como são mostradas as coisas, e o fato de que foi uma típica norte-americana quem falou indignada sobre os problemas que o seu próprio país cria me traz um pouco de esperança.

Não podemos negar que adoramos toda essa tecnologia e conforto, muito pelo contrário, adoro minhas coisas e não teria coragem de abrir mão de muitas delas. Mas acontece que se essa tecnologia, esse consumismo todo não parar, ficaremos sen nenhum recurso natural no nosso planeta. Afinal, de onde achas que vêm todas as coisas? As pessoas arrancam árvores, matam animais e os tiram de seus habitats, poluem rios... tudo isso pra montar uma empresa de eletrônicos ou qualquer coisa que o valha, coisas que se renovam e evoluem a cada ano, o que vai gerando quilos e quilos de puro lixo!

Os seres humanos ja acabaram com mais de 30% dos recursos naturais do planeta Terra e se continuar assim, precisaremos de outro pra viver ! Mas aí vem a outra pergunta: e tem outro pra viver? Não! A Terra é um lugar único, com as mais belas paisagens naturais que se pode imaginar, e também as mais 'belas' paisagens artificiais que se pode imaginar, como todos os aterros criados para literalmente jogar o que não se usa mais, o que não pode ser reciclado nem reutilizado, pois somente 1% das coisas que consumimos podem ser recicladas, o que se deduz que a quantidade de lixo por aí só tende a aumentar, precisaríamos de CINCO planetas Terra para 'guardar' todo o lixo que tem por aí.

O principal culpado disso tudo é o nosso velho conhecido consumismo, que faz as pessoas comprarem, comprarem, comprarem e... foi tudo? Ah, esqueci, elas compram também! Enfim, as pessoas são bombardeadas de propagandas dia e noite, em TV, revistas, jornais, rádio, TUDO! E os preços vão baixando cada vez mais, o preço de venda na maioria das vezes é bem menos da metade dos custos de fabricação, exportação, etc. E quem paga por tudo isso? Os coitados dos trabalhadores que aceitam qualquer 'mixuruca' de salário só pra ter no mínimo um emprego, trabalhadores que passam quase 15 horas dos seus dias no meio de toxinas para a produção desses objetos, trabalhadores que eu posso garantir que têm medo de fazer o menor erro no trabalho porque podem perder o emprego para mais um daqueles montes de desempregados do Exército de Reserva que espera por uma chance do lado de fora das fábricas. E de quem é a culpa de o consumismo estar tão em alta nos últimos tempos? Você.

O mais interessante do vídeo é que a pesquisadora Annie Leonard traduz todos os processos da extração, produção, distribuição, consumo e o tratamento de lixo. Sério, eu não consigo parar de pensar na indignação que podemos ver claramente nos seus olhos, as palabras que ela usa pra mostrar tudo o que fazemos e nem nos damos conta, ou se sim, não paramos pra pensar, pesquisar e ver se afeta ou afetará em alguma coisa nossas vidas. Todo mundo fala que 'a reciclagem é isso, reciclagem é aquilo', mas não é TUDO isso. Como eu já disse antes, 99% das coisas que consumimos não pode ser reciclada, como a caixinha de suco: temos o plástico da embalagem, o papelão da parte do meio e o metal de dentro para a conservação. Como reciclar um material assim? Isso é fruto das misturas de substâncias, o que nos impede de reciclar. Tudo deve mudar desde o princípio.

Conhece aquela frase "Vamos começar pelo começo"? Devemos levar ao pé da letra essa frase e começar a mudar a partir do processo de extração. Se as corporações, que hoje em dia são mais poderosas que qualquer governo, começarem a botar ordem nas extrações de recursos naturais, e fizessem tipo uma lei que proibisse tirar mais de tantos por cento de matérias primas de um lugar pra cada empresa, eu acho que diminuiria o desmatamento, a poluição... (Outra coisa, se houvessem mais propagandas e divulgação sobre os problemas que ocorrem quando se passam horas na frente de um computador, televisão, ou qualquer outra coisa do gênero, diminuiria o grau de sedentarismo na atual realidade. As pessoas andam muito sedentárias por causa de toda essa tecnologia.)

Voltando ao assunto segundos antes abordado por mim, sobre o processo de extração, eu lhe faço uma pergunta: Você destruiria a sua casa, o seu quarto, o seu lar? Não, certo? Então por que, diabos, destruir o lar de todos, que é a nosso planetinha azul? A decisão está em suas mãos, pense nisso, aja como Annie Leonard, a escolha é sua.

As coisas

Esse filme nos faz refletir de como são feitas e para onde vão as coisas que usamos diarimente.Quando compramos comida no mercado não sabemos que estamos comprando coisas com veneno, que utilizado para fabricar.As coisas hoje em dia estão sendo fabricadas ja com proposito de estragarem rápido e você ter de compra-la de novo.E também cada vez mais estamos destruindo a natureza existente no planeta.

As coisas

O lixo do mundo

Vi um filme na aula de geografia que falava sobre o ciclo das coisas que consumimos. A apresentadora do filme contou que mora nos Estados Unidos e o país não tem mais florestas para tirar recursos naturais, e, por isso, “rouba” as florestas de outros países. O nome do filme era “A história das coisas” e falou das coisas que consumimos.
Celulares, computadores, baterias, mp3’s, pilhas, etc. são colocados fora diariamente, você já parou para pensar para onde vai tudo isso? Todos esses produtos passam por um processo de destruição do lixo e depois voltam para as fábricas para virarem novos produtos.
Depois de ter visto o filme, vou pensar duas vezes antes de botar qualquer coisa fora.

O Consumismo do Homem

O mundo está cada vez consumindo mais, isso é fato!
Todo dia ouvimos em rádios, TVs que novas roupas, novos celulares são lançadas, mas já percebeu como uma propaganda induz você quase que diretamente que é preciso comprar aquilo. Mas por quê?
Porque estamos em um mundo consumista onde sua vida é um rodízio entre trabalhar, comprar e jogar fora, onde isso se repete, mas para produzirmos tanto para milhares de pessoas comprarem e comprarem precisamos de matéria prima.
De onde vem essa matéria prima? Da natureza, onde milhares de plantas são derrubadas por segundo e nem metade são replantadas, ai que está o problema, consumimos um monte para depois colocarmos fora, no lixo, que na maioria das vezes vai para aterros em baixo da terra.
Mas aonde isso vai parar?
Ninguém sabe. A maioria dos objetos comprados vão para o lixo 6 meses depois da compra, pouco desse lixo é reciclado, e mesmo que reciclado o pouco que você recupera é 70 vezes desperdiçado para produzir esse objeto.
Poucas pessoas sabem disso, mas no processo de fabricação é perdida muita matéria prima e também pessoas que podem estar trabalhando em mas condições.
Será difícil chegar a um equilíbrio de matéria prima usada na fabricação e matéria prima reaproveitada da reciclagem de objetos.
Acho que o mundo todo tem que começar a se preocupar com isso já, porque se não tomarmos uma providencia, nossa maravilhosa Amazônia pode desaparecer.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

O consumismo em nossas mãos

O vídeo tratado: História das Coisas apresenta os problemas do sistema em que vivemos, que mais tarde vem a ser chamado de consumismo, que consiste no consumo de todo e qualquer produto sem se preocupar o que a produção deste produto pode gerar, quem paga realmente esse produto e que é pago por esse produto. Estes são as perguntas principais que a pesquisadora se faz, e utiliza como base para produção do vídeo.
O vídeo inicia apresentando o sistema, quem o compõe, seus defeitos, os dados. Vou dar mais detalhes. O sistema é composto por cinco etapas: a extração, a produção, distribuição, consumo e o tratamento do lixo. A extração é na verdade uma exploração dos recursos naturais, que estão findando-se. O mundo consome demais e preocupa-se com o fim dos recursos muito pouco, esse é um problema apontado no vídeo. Outro detalhe da extração é que as pessoas que a fazem, desprezam as pessoas que vivem através desses recursos há anos.
Depois, na fase de produção, o vídeo aponta o problema dos produtos químicos e tóxicos que são acrescentados na fabricação dos produtos. Na produção o que torna muito barato todo o processo é o desemprego. O desemprego, segundo o vídeo acontece porque os recursos naturais que antes sustentavam aquelas pessoas, agora não existem, então aquelas pessoas têm de conseguir um emprego, seja ele qual for, e pelo salário que for, pois se ela não aceitar aquele baixo salário, alguém vai querer e ela vai passar fome. Nessa parte fica claro o descaso do governo e das corporações para com todos os que não pertencem a nenhum desses grupos.
Na distribuição, o que acontece é uma tentativa de vender logo os produtos, mas sem gastar muito com isso. E para isso, o salário das pessoas que trabalham na distribuição tem que ser baixo. “O verdadeiro custo não se reflete no preço, quem paga são os trabalhadores” aceitando os baixos salários que lhes são impostos: Na extração as pessoas pagaram com a perda de seus recursos naturais. Na produção quem paga são os trabalhadores que alcem de receberem baixos salários, perdem o ar puro. E na distribuição quem paga são os trabalhadores que ganham baixos salários.
Chegamos então ao consumo. No consumo, as pessoas são induzidas a comprarem cada vez mais, a circularem os produtos. Mesmo que 99% daquilo que compramos, vire lixo em menos de seis meses. Não nos damos por conta que o nosso consumo é o que gera todos os malefícios desse sistema. Esse é o nosso erro! Consumimos demais. Mas isso não é apenas nosso descuido. Trata-se de um plano de impulsionar a economia, o plano feito por Victor Legro dizia que nossas vidas tinham que ser voltadas ao consumo, que o nosso ego dependesse do consumo. O nome desse plano é consumismo. Desde então somos induzidos a consumir mais e mais e isso se tornou totalmente indispensável em nossas vidas, como previa e planejava Legro.
Os meios pelos quais nos induziram a isso são a obsolescência planejada: que consiste na fabricação de produtos praticamente descartáveis, para que joguemo-los fora e compremos outro; e a obsolescência perceptiva: que diz que há coisas melhores a cada momento, se de repente você compra uma coisa, dalí a um tempo haverá algo mais novo. E se você não tem esse novo objeto você é motivo de chacota, pois recapitulando: a sua importância para a sociedade depende do quanto você contribui para o sistema.
Após, vem o processo de tratamento do lixo. Atualmente o que acontece com o lixo é que ele é queimado, gerando as piores toxinas, ou enterrado, que também prejudica o solo. Reciclar não é a solução pois é muito complicado, os produtos atualmente não são simplesmente de papel por exemplo. Cada coisa possui uma série de elementos: metais, papéis, vidro. Por isso não há como reciclá-lo. A solução é um sistema não mais linear, mas sim circular. Tendo como base a sustentabilidade, a utilização de fontes renováveis de energia, de matéria prima, etc. Essa idéia pode ser tachada por muitos como idealista, sonhadora. Mas depende apenas de nós, da nossa consciência, da nossa organização e da nossa força de vontade. É uma escolha de cada um. Melhorar o mundo, ou simplesmente abster-se alegado ser uma viagem.

Consumismo em alta

O mundo está se enchendo de lixo, isso é fato. E a matéria prima para o lixo são os recursos extraidos da natureza. Cada vez mais estamos destruindo a natureza. Mas qual a razão para extrairmos e poluirmos a natureza? O consumismo, a necessidade cada vez maior de mais e mais. Mas qual a razão de sermos tão consumistas?
Depois da Segunda Guerra mundial, a economia mundial tinha grandes problemas. Então um americano disse que precisava que as pessoas consumissem cada vez mais. Assim, ao longo dos anos, o consumismo ficou maior e maior até hoje, onde é gigantesco. Mas para consumir em grande escala, é preciso produzir em gande escala, e para isso é preciso extrair muita matéria-prima, e da onde ela vem? Da natureza. No processo de produção são lançados no ar muitos poluentes e também é gerado muito lixo, muito mais do que nós produzimos em casa.
Após a natureza ter sido destruida e muitos poluentes terem sido gerados, nós consumimos o produto final do processo, afinal esse é o objetivo. Então, após usar o produto, jogamos fora ele , e ele vira lixo. Um dado curioso é que 99% das coisas que compramos são jogadas fora 6 meses depois da compra.
Resumindo: destruimos a natureza extraindo matéria-prima, poluimos ela e produzimos lixo ao mesmo tempo, isso para fazer produtos. E depois que consumimos esse produto jogamos ele fora e ele vira lixo. Onde o mundo vai parar desse jeito?

O mundo consumista afogado em lixo

O filme fala da situação na qual o mundo vive atualmente, que é muito ruim, pois essa cadeia industrial está piorando cada vez mais nossa situação, o mundo tem recursos finitos, ou seja, eles um dia acabarão.
Esses recursos são usados na produção de tudo que consumimos, vivemos num sistema de produção linear onde muitos recursos e até pessoas são disperdiçadas, este sistema no seu final gera uma enorme quantidade de lixo que não temos onde colocar e vai se acumulando cada vez mais e acaba interferindo lá no início do processo. Atualmente existem os processos de reciclagem do lixo, uma ação benéfica mas ineficiente, pois muitos produtos que consumimos são compostos de elementos químicos que não podem ser reciclados, e quando podem, geram toxinas mais poderosas ainda, acabando com nossa saúde.A produção de lixo anual de uma pessoa é de aproximadamente 300Kg por ano se multiplicarmos esse valor pela populaç~~ao mundial que é de aproximadamente 6,6 bilhões de pessoas temos um total de 1.980.000000 trilhões de Kg de lixo por ano e se convertermos em toneladas aproximadamente 1.980.000 de toneladas de lixo, uma situação muito agravante.
Isso tudo acontece por causa do consumismo, é como podemos chamar o mundo atual de ''Mundo Consumista'' que vai acabando com os recursos naturais da terra.

Planeta Lixo

No filme que vimos, muitas coisas me chamaram a atenção e fizeram eu “cair na real”. Estamos usando todos os nossos recursos naturais só para termos uma pouco mais de bem estar. E eu me pergunto, no dia em que não existir mais petróleo, pedras preciosas, madeira e tudo que a natureza nos da, como vamos viver?
Até lá, eu espero, que tenhamos diminuído nossa “fome” por tudo isso, é lógico que não podemos deixar de usar o petróleo, é obvio que precisamos de pedras preciosas, mas precisamos saber usar eles de forma responsável e econômica! Por exemplo, grande maioria das coisas hoje em dia é feita de petróleo, porque não começamos a reciclar essas coisas, porque não começamos a usar elas de forma adequada, sem desperdícios... Porque essas coisas nós usamos, daí depois, pra onde vai? Algumas coisas ate são reaproveitadas, recicladas, mas outras acabam viram LIXO! O lixo que polui as ruas, rios, lagos, oceanos...
E pensa comigo, cada vez mais vamos criar lixos, aonde vamos por tudo isso? Um dia vai ser tanto que realmente, não vai ter aonde por. Vamos começar a viver em cidades lixos, as doenças vão ser mais fortes e nos cada vez mais vulnerável! Mas existe uma solução, e a solução é a RESPONSABILIDADE. Precisamos ter responsabilidade para não desperdiçar esses bens naturais que só nos fazem bem. Mas se você começar a pensa coisas do tipo “ah esses bens naturais não vão acabar antes de eu morrer...” e tal, pensa na sua família, nos seus filhos, netos, bisnetos que terão que conviver com o mundo lixo que VOCÊ ajudou a criar.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Planeta, consumo, lixo, o que tu achas?

Hoje vivemos em um mundo totalmente consumista. Todos nós, não interessa se é novo ou velho está rodeado de aparelhos eletrônicos, cada vez mais tecnológicos, mas o que nós não reparamos o lugar de onde os produtos para a fabricação desses aparelhos, que são da natureza tiramos os metais das árvores e montanhas do nosso planeta como diz Annie Leonard a pessoa que se interessou pelo assunto e fez o vídeo A história das coisas.

No vídeo nós vemos que o consumo, o que considero como “tradução” para o mundo de hoje, vem acabando com aquilo que é natural. Os produtos naturais se juntam com as substâncias tóxicas (que são produzidas pelas indústrias e fábricas que destroem a natureza para extrair os materiais usados na produção, como eu havia dito) e produzem tudo aquilo que consumimos. Praticamente nada atualmente é natural, porque algo natural é muito mais caro do que algo industrializado cheio de conservantes que não são bons para a nossa saúde.

Mas voltando ao ponto principal, o nosso mundo consumista, é indispensável acrescentar que todo esse consumo faz uma alta produção de lixo, porque nós queremos sempre mais, e esse “mais” é cada vez mais novo e mais tecnológico, e aquilo que está velho, que ainda funciona, e que ainda está em boa qualidade, vai para o lixo, traduzindo, o seu dinheiro vai para o lixo. Esse lixo vai acumulando, acumulando e acumulando ainda mais, pois não temos onde por todo esse “desperdício de planeta”, na verdade temos sim onde por todo esse lixo, mas não é o lugar adequado. Em um buraco, debaixo da terra, não é a solução deste problema, não é mesmo.

E há um grande engano ocorrendo aqui, as pessoas acham que com a reciclagem nós poderemos salvar o nosso planeta, mas, por favor, não se iludam, a reciclagem ajuda sim, mas ela não é uma “super-heroína”, temos muito lixo, muito lixo mesmo, e alguns produtos, digamos que muitos deles não são recicláveis, pois foram feitos com diversos tipos de materiais para o seu conforto que não podem ser reciclados juntos, por isso precisamos muito mais do que uma simples reciclagem.
Então pense, pense no que está acontecendo com o nosso planeta.