BLOG QUE TEVE A SUA ATIVIDADE AO LONGO DO ANO DE 2008

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

O consumismo em nossas mãos

O vídeo tratado: História das Coisas apresenta os problemas do sistema em que vivemos, que mais tarde vem a ser chamado de consumismo, que consiste no consumo de todo e qualquer produto sem se preocupar o que a produção deste produto pode gerar, quem paga realmente esse produto e que é pago por esse produto. Estes são as perguntas principais que a pesquisadora se faz, e utiliza como base para produção do vídeo.
O vídeo inicia apresentando o sistema, quem o compõe, seus defeitos, os dados. Vou dar mais detalhes. O sistema é composto por cinco etapas: a extração, a produção, distribuição, consumo e o tratamento do lixo. A extração é na verdade uma exploração dos recursos naturais, que estão findando-se. O mundo consome demais e preocupa-se com o fim dos recursos muito pouco, esse é um problema apontado no vídeo. Outro detalhe da extração é que as pessoas que a fazem, desprezam as pessoas que vivem através desses recursos há anos.
Depois, na fase de produção, o vídeo aponta o problema dos produtos químicos e tóxicos que são acrescentados na fabricação dos produtos. Na produção o que torna muito barato todo o processo é o desemprego. O desemprego, segundo o vídeo acontece porque os recursos naturais que antes sustentavam aquelas pessoas, agora não existem, então aquelas pessoas têm de conseguir um emprego, seja ele qual for, e pelo salário que for, pois se ela não aceitar aquele baixo salário, alguém vai querer e ela vai passar fome. Nessa parte fica claro o descaso do governo e das corporações para com todos os que não pertencem a nenhum desses grupos.
Na distribuição, o que acontece é uma tentativa de vender logo os produtos, mas sem gastar muito com isso. E para isso, o salário das pessoas que trabalham na distribuição tem que ser baixo. “O verdadeiro custo não se reflete no preço, quem paga são os trabalhadores” aceitando os baixos salários que lhes são impostos: Na extração as pessoas pagaram com a perda de seus recursos naturais. Na produção quem paga são os trabalhadores que alcem de receberem baixos salários, perdem o ar puro. E na distribuição quem paga são os trabalhadores que ganham baixos salários.
Chegamos então ao consumo. No consumo, as pessoas são induzidas a comprarem cada vez mais, a circularem os produtos. Mesmo que 99% daquilo que compramos, vire lixo em menos de seis meses. Não nos damos por conta que o nosso consumo é o que gera todos os malefícios desse sistema. Esse é o nosso erro! Consumimos demais. Mas isso não é apenas nosso descuido. Trata-se de um plano de impulsionar a economia, o plano feito por Victor Legro dizia que nossas vidas tinham que ser voltadas ao consumo, que o nosso ego dependesse do consumo. O nome desse plano é consumismo. Desde então somos induzidos a consumir mais e mais e isso se tornou totalmente indispensável em nossas vidas, como previa e planejava Legro.
Os meios pelos quais nos induziram a isso são a obsolescência planejada: que consiste na fabricação de produtos praticamente descartáveis, para que joguemo-los fora e compremos outro; e a obsolescência perceptiva: que diz que há coisas melhores a cada momento, se de repente você compra uma coisa, dalí a um tempo haverá algo mais novo. E se você não tem esse novo objeto você é motivo de chacota, pois recapitulando: a sua importância para a sociedade depende do quanto você contribui para o sistema.
Após, vem o processo de tratamento do lixo. Atualmente o que acontece com o lixo é que ele é queimado, gerando as piores toxinas, ou enterrado, que também prejudica o solo. Reciclar não é a solução pois é muito complicado, os produtos atualmente não são simplesmente de papel por exemplo. Cada coisa possui uma série de elementos: metais, papéis, vidro. Por isso não há como reciclá-lo. A solução é um sistema não mais linear, mas sim circular. Tendo como base a sustentabilidade, a utilização de fontes renováveis de energia, de matéria prima, etc. Essa idéia pode ser tachada por muitos como idealista, sonhadora. Mas depende apenas de nós, da nossa consciência, da nossa organização e da nossa força de vontade. É uma escolha de cada um. Melhorar o mundo, ou simplesmente abster-se alegado ser uma viagem.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro Filipe Dille,
Teu texto está muito bom, mesmo!
Parabéns!
Um desafio interessante seria colocar links que levassem o leitor à saber mais sobre os conceitos a respeito dos quais falas...
Abraço do prof.