BLOG QUE TEVE A SUA ATIVIDADE AO LONGO DO ANO DE 2008

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Bósnia - Herzegovina


A Bósnia se proclamou independente em 1991, mas ela se envolve na guerra mais sangrenta dos anos 90.

Essa guerra não foi apenas questão religiosa, e sim, por conquistas territoriais pelo lado da Sérvia. A Sérvia anuncia uma guerra expansitória do mesmo país, a Sérvia estava sendo apoiada pelo ex-exército da ex-Iugoslavia e com isso estava muito mais aramada que os croatas e os bósnios, e com isso eles fizeram a maior ''limpeza étnica''. Os croatas vendo isso em vez de apoiar os bósnios, começaram a fazer o mesmo jogo dos sérvios, que era eliminar os Muçulmanos.

Os Estados Unidos demoraram muito a perceber a ''limpeza étnica'', junto com a ONU. A Sérvia quando matavam os muçulmanos, cavavam foças pra colocar os corpos mortos, e depois tapando os buracos, para que os satélites não rastreassem.

Os Estados Unidos lançaram um satélite que pegaria tudo o que estava no chão, depois de muito tempo a ONU junto com a Rússia e os Estados Unidos enviaram tropas internacionais de paz na região do conflito.

Em 1995 as regiões fizeram um acordo de paz.
Referencias: ( Fonte: www.jblog.com.br. ) Acesso em 09/10/2008

Bósnia-Herzegovina

A região da Bósnia-Herzegovina é uma região com cerca de 51 129 km² e está localizada em um ponto estratégico, o que despertou interesse pelo seu território nos muçulmanos e dos Sérvios.
Logo que a Bósnia se proclamou uma república independente se envolveu em uma das maiores guerras dos anos 90 e não tinha nem como se retirar da guerra, pois ela se formou a partir da disputa por territórios da Bósnia pelos sérvios e muçulmanos.
A Bósnia ficou dividida um lado era dos muçulmanos e o outro era dos sérvios, que se revoltaram com o fato de os muçulmanos estarem em maior número. Com o apoio de alguns países da Ex-Iugoslavia, bem mais armados do que os muçulmanos, realizaram uma “limpeza étnica”, genocídio contra os muçulmanos.
A Croácia teve parte de seu território invadido pela Sérvia, mas ao contrario do que muitos paises fariam não declarou guerra contra a Sérvia, mas sim se aliou a ela no genocídio contra os muçulmanos para ver se conseguia tomar posse de algum território para si.
Em 1993 a Onu junto com outros paises resolveu intervir no conflito enviando forças de paz, os chamados “capacetes azuis” para evitar um novo massacre.
Em 1995 foi assinado um acordo de paz pelos três paises (o acordo de Dayton), que prevê uma autonomia para Bósnia, mas com duas regiões deles para muçulmanos e outra para a Sérvia.

Guerra da Bósnia


A Guerra da Bósnia, para mim, foi uma mistura de geopolítica xenofóbica e questões religiosas. Se for parar para pensar, neste caso, um tem a ver com o outro.

Com religiões diferentes dentro da Bósnia, os bósnios acabam se dividindo em "raças" diferentes (40% de bósnios/muçulmanos, 30% de sérvios e mais ou menos 18% de croatas). Mesmo todos sendo eslavos e falando a mesma língua, eles tem religiões distintas. Diferente de como é aqui no Brasil, por exemplo, lá eles se "dividem" mais por religião do que por sua nacionalidade, e sua religião acaba virando sua "raça", sua etnia. E, é aí que entra a geopolítica xenofóbica.

Cada grupo religioso quer a dominação do país por sua religião, isso acaba criando certa rivalidade, que com o tempo vai aumentando, até que esses grupos religiosos comecem pequenos conflitos, que com o tempo podem crescer, assim como aconteceu na Guerra da Bósnia, que foi a maior Guerra dos anos 1990.

Na Guerra da Bósnia, os croatas fizeram um "jogo duplo", primeiro ajudaram os sérvios a massacrar os muçulmanos, mas ao mesmo tempo tentavam ganhar território nas áreas onde os sérvios (que também haviam invadido parte da Croácia) eram mais fracos.

A União Européia estava incomodada com a situação, por estar acontecendo em seu território, mas mesmo assim não tomava uma atitude, queria que os Estados Unidos tomassem alguma atitude militar. Mas os Estados Unidos deixou a Guerra se desenrolar, o governo americano estava cansado de sempre tomar a dianteira nesses conflitos. Em 1993 a ONU enviou tropas internacionais de paz (chamados de “capacetes azuis”) para a Bósnia, para evitar que o conflito se estendesse mais. As tropas não entraram diretamente no conflito e não obtiveram muitos resultados. Mas as cidades que haviam sido invadidas por tropas inimigas passaram a receber comida e medicamentos por lançamento aéreo dos capacetes azuis.
Em 1995 foi assinado um acordo, o Acordo de Dayton, que dá uma autonomia a Bósnia e estabelece duas regiões: uma para os sérvios (49% da área) e outra para croatas e muçulmanos (51% da área).
Mesmo com o acordo a situação da Bósnia não está resolvida, pois ela foi arrasada pela Guerra e deve ser reconstruída.
Referências: VESENTINI, William; VLACK, Vânia. Geografia Crítica. Vol.4" São Paulo: Ática, 2004.

Guerra da Bósnia-Herzegovina

Disponível em: <www.vinhoecigarros.blogspot.com> Acesso 09 out. 2008.)


O conflito que esta acontecendo na Bósnia, tem como verdadeiro motivo o território. A guerra civil que se da entre três grupos étnicos: os sérvios (cristãos ortodoxos), os croatas (católicos romanos), e os bósnios (muçulmanos). Esse conflito chegou até a atingir a Croácia. Teve inicio em 1992 e termino em 1995, com a assinatura do Acordo de Dayton.
Na Bósnia-Herzegovina crescia o nacionalismo sérvio que queria restaurar a chamada Grande Sérvia, formada por Sérvia e Montenegro, parte da Croácia e quase toda a Bósnia. Quando os bósnios decidiram pela independência do país e queria ser “donos” da Bósnia, mas os sérvios não aceitaram daí então os conflitos começaram e cresceram...
A Bósnia-Herzegóvina pediu a ajuda militar internacional, mas só recebeu ajuda humanitária como alimento e medicamentos. A Croácia entrou no conflito e se voltou contra a Sérvia.
Com o crescimento da guerra, a Otan enviou tropas para ajudar no conflito. Até mesmo a ONU mandou uma força de paz. No início de 1995, os sérvios dominavam 70% do território da Bósnia-Herzegóvina. Mas após a Batalha de Krajina os croatas saíram vitoriosos. E claro que não podia faltar os Estados Unidos nessa historia, ele promoveu uma negociação de paz entre as etnias. Essa negociação foi o tal acordo de Dayton, assinado em 1995 em Paris. Ele previa a manutenção do Estado da Bósnia-Herzegovina com as fronteiras atuais, dividindo a o país em regiões distintas: uma ocupada pelos sérvios (49% do território) e a outra dividida pelos croatas e mulçumanos (51% do território). Com isso a guerra parou, mas a etnias ainda convivem com dificuldade...
O país hoje, ainda tem muitas marcas da guerra, cidades, fábricas, milhares de mortos e doentes, doenças se proliferando por causa das péssimas condições sanitárias...
Em 1996 a ONU assumiu uma missão de paz na região, assumida pelas tropas da Força de Implementação da Paz, da Otan.
Referência: Vesentini, William; Vlach, Vânia. "Geografia Crítica. vol 4" São Paulo: Àtica, 2004

Conflitos do Kosovo

1º Conflito


Antecendentes


A tensão entre separatistas de origem albanesa e o governo central da Iuguslávia, liderado pelo prtesidente nacionalista Slobodan Milosevic aumentou ao longe de 1998.Guerrilheiros do Exército de libertação do Kosovo intensificaram as suas acções contra alvos Sérvios e passara a controlar partes da província.A reação do Belgrado despertou a preocupação na comunidade internacional, como suspeitas de atrocidades por parte do exército Juguslavo.


Em uma reunião realizada no castelo de Rambouilet, na França, os diplomatas sérvios aceitavam conceder autonomia ao Kosovo, mas os albaneses rejeitaram a proposta, e com isso os sérvios recusaram a presença da OTAN noterritório, algo que os albaneses desejavam.


2º Conflito


Início da Guerra da OTAN contra Belgrado


Após fracassar as negociaçoes de paz sobre o conflito separatista, a OTAN atacou a Jugoslávia em 24 de março de 1999, dando início à Guerra do Kosovo. A OTAN exigia que Milosovic aceitasse as bases do acordo de paz de Rambouilet. A ofensiva começa com ataques a alvos militares, mas a estratégia ampliou ações contra estúdios de televisão, pontes, fábricas e o sistema de eletricidade da Sérvia.


Fim da Guerra


Após 79 dias de bombardeiros, em 3 de ujnho de 1999, os líderes ocidentais e Milosevic chegaram a acordo para o fim da guerra: as tropas sérvias iriam retirar-se e permitir o estacionamento de uma força internacional de paz no kosovo. Em 10 de Junho, a cupula militar da Juguslávia assinou o acordo para encerrar o conflito.


Após a entrada das tropas da OTAN em Kosovo foi instaurado um governo provisório sob tetula da ONU. A maioria dos soldados do exército JUgoslavo deixou a província, e ao mesmo tempo em que refugiados da origem albanesa indicaram retorno ao território, cerca de 200 mil sérvios fugiram para a Sérvia por temerem represálias.
Se quiser saber mais clique aqui

As diferentes etinias



Os países como a Macedônia, Croácia e Eslovênia então ultimamente em briga para o domínio de riquezas e terras desde a guerra da Bósnia, mas os conflitos não são só questões Os país como a Macedônia,Croácia e Eslovênia então ultimamente em briga para o domínio de riquezas e terras desde a guerra da Bósnia, mas os conflitos não são só questões religiosas, trata-se também da geopolítica Xenofobia, mais esses inimigos podem vir a se unir para enfrentar uma ameaça em comum e depois começarem a brigar.
Desde a guerra os países têm tentado se reerguer em sua economia, indústria, mecânica reconstruir os prédios destruídos e riquezas e territórios e isso causa muito conflito e a xenofobia apenas piora a situação entre esses países.
A Bósnia tem um total de 4 600 000 habitantes e os principais grupos étnico-nacionais são os bósnios que são cerca de 40% desse total, os sérvios são cerca de 30% e os croatas correspondem a mais ou menos 18%.
A causa dos conflitos terem acontecido pode ser o fato de algumas diferenças históricas dessa três etnias.

Referncias:

(Fonte:http://images.google.com.br/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_K3wUHWPYKC82p7diI7tGfLPJ_QcZcHtFe8tfLQyT9EOzTQpdm9RO77gLMxrwe6Oo259C7QYb5kpE5lEfCFMhXZpbgd8VDXFYD3y-88KUuggQIwirVd27BBj8dcJ_G3dPKufxxskMv2o/s400/Vietname.jpg&imgrefurl=http://artephotographica.blogspot.com/2007_01_01_archive.html&h=288&w=400&sz=27&hl=pt-BR&start=23&sig2=f0g7xGdGz-e-DqdqFlSj9A&usg=__zTlIxZBgsxQWz82KKvSPocOHjgI=&tbnid=xaNCl4fR137WmM:&tbnh=89&tbnw=124&ei=qhbuSI6lEYeKvAX7v7zKBQ&prev=/images%3Fq%3DB%25C3%25B3snia,guerra%26start%3D20%26gbv%3D2%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN;http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/_XhVLzW3mG1o/SBKQqSqjbRI/AAAAAAAAAR4/VUAN21FV1QA/s320/300px-Evstafiev-sarajevo-building-burns.jpg&imgrefurl=http://vinhoecigarros.blogspot.com/2008_04_01_archive.html&h=320&w=224&sz=18&hl=pt-BR&start=20&sig2=1NRJyYRJgxAeyxnCTBOlOw&usg=__hQqipxXsqrwIuEXBAjJvxpYNwNE=&tbnid=fByt6jFNrgJPuM:&tbnh=118&tbnw=83&ei=5RjuSKL7H6CYugWBysXIBQ&prev=/images%3Fq%3DB%25C3%25B3snia-Herzegovina,guerra%26gbv%3D2%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN)