BLOG QUE TEVE A SUA ATIVIDADE AO LONGO DO ANO DE 2008

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

A Alta Urbanização

A taxa de Urbanização está crescendo bastante e a Industrialização também.
Podemos observar a grande taxa de Industrialização no quadro abaixo.
O setor Primário está relativamente baixo se comparado com o setor Secundário, ou seja, em paises como Alemanha, temos pouca economia rural e matéria prima e bastantes indústrias, o que da para notar é que esse país importa a matéria prima.
A urbanização pode ser boa, ela funciona assim:
Quando acontece uma diminuição da população rural, e um aumento da população das cidades, talvez isso não seja tão bom, as duas coisas (Industrialização e Urbanização) estão ligadas em um anel, a Industrialização gera uma Urbanização, mas a Urbanização gera certa Industrialização, o que significa que esses dois fatores crescerão juntos.
O setor Secundário está bastante alto, mas ainda o que está maior é o Terciário o que são serviços e comércios.
Eu acredito que daqui uns anos teremos pouca matéria prima (setor Primária), e o mundo será uma grande Indústria com setor Terciário elevadíssimo.
Observando o quadro acima o que vemos é o crescimento Urbano acontecendo em maiores proporções em países mais pobres, porque países mais ricos já estão com o índice bastante elevado, os países ricos não crescem Urbanamente pelo simples fato de não terem mais espaço, seguindo essa lógica países pobres com índice baixo, ainda terão espaço para um crescimento Urbano. O fato de um grande crescimento populacional em países pobres pode ser um motivo de preocupação, esses países não tem grandes condições de vida e não tem empregos descentes o que pode ser bastante preocupante, esses países terão que ter um grande crescimento industrial para poder comportar um grande crescimento Urbano.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008


A Europa Ocidental é uma região extremamente urbanizada e industrializada. No espaço urbano industrial existe muita concentração na mão-de-obra, a Europa Ocidental produz tecnologia no setor terciário para a exportação de seus equipamentos gerando mais lucros no setor terciário.
O setor terciário é o setor dos comércios sendo o mais econômico. A urbanização está sempre ligada ao processo de industrialização, normalmente ela é a conseqüência mais visível do crescimento industrial que concentra os recursos nas grandes cidades.
O espaço rural também passou a apresentar mecanismos na industrialização com o avanço de maquinas modernas para o plantio e a criação, mas apesar do avanço tecnológico essas atividades primarias ou rurais tem uma pequena participação no conjunto econômico, mesmo assim elas constituem uma forte tradição Européia que ajuda a manter ou reforçar a imagem simbólica da pátria e da nacionalidade.
A Alemanha, Itália e Reino Unido são países super industrializados possuem um enorme parque industrial e são sempre empenhados a lançarem novos produtos no mercado.
Urbanização e Economia Mundial

A Europa é o continente mais industrializado do mundo a maior parte do seu território é urbanizada por empresas e fábricas milionárias, por isso que a maior parte do seu PIB vem dos setores secundários e terciários. A sua população e pequena já que não há uma alta taxa de fertilidade e a maioria da população vive nas cidades industrializadas.
Na África seu território é pouco industrializado o seu PIB é muito baixo já que é um continente pouco industrializado, ele vive do setor primário já que seu território tem maior espaço para agricultura, mas seu terreno não é muito fértil alem disso a população e muito miserável e há muita gente, com isso a maior parte dos seus produtos agrícolas não e exportado e um terreno pouco industrializado e é mais voltado para a sua agricultura.
A uma grande diferença entre a Europa e os outros continentes a Europa se desenvolve muito rápido comparado a outros continentes como a África que quase não se desenvolve economicamente, há economia da Europa esta sempre crescendo já o da áfrica fica sempre estável e quase nunca cresce.

Urbanização em alta


O mundo está se urbanizando, isso é inegável. Cada vez mais a população das cidades está crescendo. Mas também as cidades do interior estão crescendo, se transformando em cidades urbanas. A grande causa para isso é a industrialização, e, em conseqüência, a urbanização.
Com o crescimento da população urbana, crescem também a violência, os assaltos, os roubos. Por essas e outras causas, está acontecendo que as pessoas das cidades urbanas estão indo morar no interior, buscando uma melhor qualidade de vida para si e para suas famílias. Com isso, a capacidade industrial, que se concentrava no Rio de Janeiro e São Paulo, está se espalhando para o resto do país, através do desenvolvimento econômico.
O crescimento da população urbana está se intensificando principalmente nos países menos desenvolvidos, pois nos países ricos e desenvolvidos (imagem de Tóquio) a população urbana é extremamente alta e já esta chegando ao seu limite. Um bom exemplo de alta urbanização é a Inglaterra, onde 95% da população é urbana. Mas, com o crescimento da população urbana nos países pobres, a tendência é aumentara miséria e diminuir a qualidade de vida. Isso é causado pela deficiência nos serviços e pela falta de emprego, que, em grandes proporções, trás também grandes problemas.
Na primeira tabela observamos que a indústria e os serviços são extremamente superiores à produção agrícola na Europa, onde a população urbana é extremamente alta, deixando pouco espaço para a agricultura.Já na segunda tabela podemos observar que a população urbana crescerá em 2030, principalmente nos países menos desenvolvidos, pelos motivos já apontados anteriormente.

A Urbanização no Espaço Mundial






A urbanização está crescendo cada vez mais, e será ruim em alguns anos, isso será ruim porque esse crescimento será das nações mais pobres, e nessas regiões faltam empregos e é deficiente no setor de serviços, o surto de crescimento acelerado e descontrolado aumenta ainda mais a miséria e piora a qualidade de vida, que já é baixa nesses países.
Essa urbanização acelerada gera um crescimento econômico, mas, por exemplo, no Brasil, não adianta ter crescimento econômico se não se tem uma condição de vida aceitável e empregos descentes.
A sociedade atualmente é industrializada por completo, por exemplo, como diz o filósofo Lefrebvre a sociedade nasce da industrialização, e que por isso é constituída por este processo que domina e engole a produção agrícola
A situação das grandes cidades hoje, é tão ruim que as pessoas estão procurando morar no interior para fugir da violência e estresse da urbanização.
A industrialização começou com a mecanização do campo e a transferência da mão-de-obra para as grandes cidades, com a divisão de setores: primários, secundários e terciários, com a predominância deste último setor o poder econômico e a urbanização cresceram.

The Story Of Stuff

Colegas e visitantes do blog,

caso seja do interesse de algum de vocês, aí vai um link de um vídeo para quem quer aprofundar de um modo divertido seu conhecimento sobre a urbanização e como uma coisa liga a outra, onde tudo refletena nossa vida.
O áudio é em inglês, mas isso não é nenhum problema, certo?
http://www.storyofstuff.com/
Bom divertimento! :D

Laura
Passado X Atualmente X Futuro

Antigamente, era comum as pessoas saírem dos campos e se mudarem para a cidade afim de conseguir um emprego melhor e, consequentemente, uma vida melhor. O problema era que nem sempre as indústrias poderiam dar emprego para essas pessoas, então essa gente, agora sem trabalho, acabava indo parar na miséria. Voltando e olhando para trás, notamos que esquecemos do campo, ali, jogado às traças e à mercê do destino... enfim, enquanto as cidades se urbanizavam num ritmo alucinado, o campo continuava sendo...campo. Por isso, que quando andamos na estrada, por exemplo, vemos quilômetros e quilômetros de campo e alguns pontinhos cinzas onde se encontram cidades.
Com o passar do tempo, depois que as cidades já se parecem mais com pratos de pessoas extremamente gulosas (tudo lotado, com coisas até demais) do que com cidades, e a violência e a miséria já tomam conta das ruas e o povo tem medo de sair de casa, não achando mais uma boa idéia morar num lugar tão... tão... tão URBANO... e acabam voltando ao ponto de partida, o campo. Se bobear, aqueles pontos de cidades que vemos na estrada hoje em dia se multiplicarão em alguns poucos anos, a chamada conurbação. Os satélites mostrarão massas cinzas por volta de pequenos pontos verdes, que antes eram predominantes.
A população urbana vai voltar a crescer, mas não nas grandes metrópoles, e sim onde atualmente é a morada daquelas pessoas que buscam a tranqüilidade e uma qualidade de vida melhor para suas famílias.
Atualmente, com aproximadamente 6 bilhões de pessoas por aí, a Terra ainda pode ser considerada uma morada digamos... confortável. Mas, hipoteticamente, se esse número continuar aumentando consideravelmente como tem acontecido nas regiões mais pobres (e na China :D), como é que vamos viver? Imagine 20 pessoas por metro quadrado em uma casa , mais 30.000 pessoas numa fila de emprego, pouco se importando com o baixo salário e a exploração ao trabalhador (viva o Exército de Reserva de Marx -http://pt.wikipedia.org/wiki/Ex%C3%A9rcito_industrial_de_reserva - conhece a palavra “ironia?”), o que aconteceria com o setor primário? Já não é um número relativamente grande, agora pensa se com os campos virando cidades se isso só não vai piorar...
Particularmente, prefiro crer que tudo não passa de piração da minha cabeça devido à um erro nas previsões, porque convenhamos, se a população aumentar, como é que vamos tomar banho com 19 pessoas dividindo o mesmo metro quadrado que a gente? Eu, hein, Deus me livre...

As preferências de hoje



Como diz o texto, de que as pessoas estão começando a procurar espaços rurais para viver, e não mais nas grandes cidades... Acredito que isso seja verdade, pois hoje em dia especialmente ou somente, os mais velhos procuram lugares ao interior para morar por cauda da qualidade de vida que se leva lá. Os mais novos não pensam igual, querem morar na cidade, porque é onde acontecem as festas, é onde o mercado de trabalho é maior e mais diversificado! A juventude não pensa na qualidade de vida ou na sua “paz interior” pode se dizer. Os jovens de hoje vão para a festas a meia noite, voltam as 6h da manhã tomam um banho de vez em quando um café e vão para o colégio. Nem se preocupam em dormir pelo menos 7 horas ao dia. Talvez seja por isso e por vários outros fatores parecidos que o mundo de hoje anda tão estressado e impaciente, porque as pessoas não tem QUALIDADE DE VIDA! Se metade da população de qualquer cidade, país, estado... vivesse no campo, dormisse 8 horas e comesse uma cenoura em vez de bolachinha o mundo de hoje seria bem melhor. Outro fator que me chamou atenção, foi o de que as pessoas parariam de ter filhos, daí porque hoje em dia o que interessa é o DINHEIRO, vivemos para o dinheiro, vivemos para ganhar dinheiro. Hoje quem é que sonha em ter 3 filhos, morar no campo e viver de sua própria plantação? Todos, se não a maioria, sonha em se formar na faculdade e ir trabalhar na cidade!
Até mesmo a Internet pode ser uma culpada disso tudo, hoje os alunos pesquisam no Goolge e não em bibliotecas e tudo mais...
Na verdade todos temos culpa e o mundo, já não é mais o mesmo!

Entrando um pouco mais adentro do assunto: URBANIZAÇÃO




Acho importante ressaltar que o setor terciário no quadro da página anterior, como foi visto, é de maior número. Atualmente, temos em vista que cada vez mais a ciência vai se evoluindo; vão se descobrindo muitas coisas e entre elas está ligado também ao uso de fábricas e etc. Acredito que podemos dizer que todos nós, apesar de bem informados, se o país (em termos econômicos) está onde está, com certeza é por desleixo da população. Também diz-se no texto o seguinte: “Atualmente, a tendência de crescimento é ascendente nos países pobres, enquanto nos países ricos praticamente já está se encerrando o processo de urbanização”.
Isso já diz tudo, mas é claro !! A população mais pobre, teoricamente, é pobre porque a população está crescendo muito rapidamente e exageradamente. Se pararmos para pensar, logo perceberemos que as famílias mais pobres são sim as que mais crescem a cada dia. A pobreza gera de: Aumentos da população fazendo com que os empregos descentes se esgotem brutalmente e assim, pessoas moram nas ruas; outras mendigando e também pedindo esmolas nas sinaleiras, e, até mesmo se prostituindo.
Outro termo interessante do texto é quando diz que as previsões para 2015 é que “das 10 cidades maiores do mudo, oito estarão pobres”.
Então quer dizer;.. se os maiores países estarão na miséria, o quê podemos imaginar do resto ?
MISÉRIA TOTAL ?
Não haverá nem o que beber. Todos morarão em favelas, o bandidismo aumentará... ou seja, todos iremos colher o que um dia alguém plantou.. ou até mesmo o que nós plantamos, pois somos responsáveis pelos nossos atos. A população vai empobrecendo mais porque a realidade de vida que encontram é respectivamente essa: pobreza. Até mesmo na televisão, aparece muito de pessoas que moravam no interior e que decidiram ir par a cidade grande (SP) para conseguir algo melhor... resumindo, pessoas sem estudo nenhum.. quando chegaram lá, passaram a viver à base de “pão e água” e pediam para o programa leva-los para casa.. No país em que vivemos, hoje em dia se a pessoa não tiver estudo, não é nada !
A questão da educação então, acredito claramente que uma pessoa bem informada e culta usará métodos contraceptivos porque antes de fazer um filho, logicamente pensará em seu futuro, quanto uma pessoa que não tem estudo pode pensar “sou pobre e sei que não tenho futuro mesmo....” gerando assim, mais frutos que provavelmente, no futuro ensinados por seus pais a estar “nem aí” farão a mesma coisa. As vezes também há falta de dinheiro; fazendo com que a pessoa não possa comprar camisinhas e etc.

Urbanização do Mundo


A urbanização do mundo

A urbanização tem se espalhado cada vez mais pelo mundo e hoje em dia é muito difícil ter uma vida boa vivendo em áreas pobres e pouco urbanizados, mas com a urbanização crescendo a poluição também se espalha destruindo a camada de ozônio , assim aumentando a potência dos raios ultravioletas causando doenças e o derretimentos dos pólos.
Assim muitas pessoas estão se mudando para o interior para fugir da poluição que existe nas cidades para uma vida melhor e mais calma para família, mas com o passar dos anos a urbanização do mundo se espalha e cada dia à menos áreas verdes e longe da agitação da cidade e a maioria dos políticos pensam em usar o dinheiro que tem em poder para industrializar o país, mas com a industrialização do país as pessoas começam a perder os empregos e são substituídos por maquinas.
Mas com tanto dinheiro que poderia ser utilizado na educação de crianças e melhorar hospitais é usado para construir mais maquinas que substituem as pessoas no trabalho e mais ficam desempregados.


Urbanização


Urbanização
Em uma região há uma cidade desenvolvida, porém nãoé uma grande cidade, essa cidade pode comercializar com outras cidades urbanizadas, tanto terrestres (caminhões etc.), quanto aérea (aviões) e marinha, a cidade pode vender seus produtos aos ruralistas, que depois de terem equipamentos mais sofisticados virariam industrias e logo fariam parte da cidade que vinha se desenvolvendo.
Com o conteúdo do quadro que aparece dá para perceber que quanto maior a porcentagem de setores que o país tem maior a urbanização dele.


Industrialização vs População



A industrialização faz com que a urbanização aumente. Comparando os dois quadros percebemos que a Europa é um continente muito industrializado, tende a diminuir a população comparado com a Ásia, um continente nem tanto industrializado.
A Oceania como a Europa também tende a diminuir a população , mostrando que os setores secundário e terciário fazem com que a urbanização diminua, pois hoje as pessoas preferem coisas mais rápidas e fáceis como não ter filhos, já que cuidar e educar uma criança (a geração adulta de amanhã) hoje gasta muito tempo e dinheiro das pessoas.