BLOG QUE TEVE A SUA ATIVIDADE AO LONGO DO ANO DE 2008

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

A Alta Urbanização

A taxa de Urbanização está crescendo bastante e a Industrialização também.
Podemos observar a grande taxa de Industrialização no quadro abaixo.
O setor Primário está relativamente baixo se comparado com o setor Secundário, ou seja, em paises como Alemanha, temos pouca economia rural e matéria prima e bastantes indústrias, o que da para notar é que esse país importa a matéria prima.
A urbanização pode ser boa, ela funciona assim:
Quando acontece uma diminuição da população rural, e um aumento da população das cidades, talvez isso não seja tão bom, as duas coisas (Industrialização e Urbanização) estão ligadas em um anel, a Industrialização gera uma Urbanização, mas a Urbanização gera certa Industrialização, o que significa que esses dois fatores crescerão juntos.
O setor Secundário está bastante alto, mas ainda o que está maior é o Terciário o que são serviços e comércios.
Eu acredito que daqui uns anos teremos pouca matéria prima (setor Primária), e o mundo será uma grande Indústria com setor Terciário elevadíssimo.
Observando o quadro acima o que vemos é o crescimento Urbano acontecendo em maiores proporções em países mais pobres, porque países mais ricos já estão com o índice bastante elevado, os países ricos não crescem Urbanamente pelo simples fato de não terem mais espaço, seguindo essa lógica países pobres com índice baixo, ainda terão espaço para um crescimento Urbano. O fato de um grande crescimento populacional em países pobres pode ser um motivo de preocupação, esses países não tem grandes condições de vida e não tem empregos descentes o que pode ser bastante preocupante, esses países terão que ter um grande crescimento industrial para poder comportar um grande crescimento Urbano.

Um comentário:

Felipe Dille disse...

As previsões afirmam que mais da metade da população mundial, em dois 2030 ( dois mil e trina) morará em áreas urbanas. Isso me assusta ! Pois isso deixará de ocorrer apenas na Europa, no Japão e na América do Norte ( menos o México) para se tornar um fenômeno abrangente ao mundo todo, inclusive nas regiões que são fortes produtoras agrícolas. Temo que essa urbanização afete a disponibilidade dos produtos do setor primário no mundo. Essa migração das pessoas que moram em áreas rurais às áreas urbanas, dece, cada vez mais, contribiur para a artificialização do ambiente; uma vez que os campos darão lugar aos prédios e às indústruas.
Essa urbanização também tende a diminuir as condições de vida da população, pois com uma população ainda maior do que a atual, e ainda com a concentração dessa população dessa população em áreas urbanas, haverá certamente muito desemprego, com isso muita criminalidade, altos índices de violência. Em suma... um mundo com todos os índices de vida extremamente negativos.E agravando tudo isso...estará a fome pela qual passará uma grande parcela da população menos favorecida, devido a não-produção de produtos primários.
A migração das pessoas às áreas urbanas gerará cada vez mais necessidades, como a construção de mais prédios, para um maior aproveitamento do espaço; e outras necessudades: pequenos confortos que para que tenham sua produção efetuada, tirarão mais ainda o lugar físico do setor primário.Um agravante da situação, além da pouca produção de alimentos, estes alimentos se varorizarão, se tormarão mais caros, o que será um forte impecilho para o consumo dos mesmos por parte da classe menos favorecida.