BLOG QUE TEVE A SUA ATIVIDADE AO LONGO DO ANO DE 2008

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Urbanização em alta


O mundo está se urbanizando, isso é inegável. Cada vez mais a população das cidades está crescendo. Mas também as cidades do interior estão crescendo, se transformando em cidades urbanas. A grande causa para isso é a industrialização, e, em conseqüência, a urbanização.
Com o crescimento da população urbana, crescem também a violência, os assaltos, os roubos. Por essas e outras causas, está acontecendo que as pessoas das cidades urbanas estão indo morar no interior, buscando uma melhor qualidade de vida para si e para suas famílias. Com isso, a capacidade industrial, que se concentrava no Rio de Janeiro e São Paulo, está se espalhando para o resto do país, através do desenvolvimento econômico.
O crescimento da população urbana está se intensificando principalmente nos países menos desenvolvidos, pois nos países ricos e desenvolvidos (imagem de Tóquio) a população urbana é extremamente alta e já esta chegando ao seu limite. Um bom exemplo de alta urbanização é a Inglaterra, onde 95% da população é urbana. Mas, com o crescimento da população urbana nos países pobres, a tendência é aumentara miséria e diminuir a qualidade de vida. Isso é causado pela deficiência nos serviços e pela falta de emprego, que, em grandes proporções, trás também grandes problemas.
Na primeira tabela observamos que a indústria e os serviços são extremamente superiores à produção agrícola na Europa, onde a população urbana é extremamente alta, deixando pouco espaço para a agricultura.Já na segunda tabela podemos observar que a população urbana crescerá em 2030, principalmente nos países menos desenvolvidos, pelos motivos já apontados anteriormente.

Nenhum comentário: