BLOG QUE TEVE A SUA ATIVIDADE AO LONGO DO ANO DE 2008

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Passado X Atualmente X Futuro

Antigamente, era comum as pessoas saírem dos campos e se mudarem para a cidade afim de conseguir um emprego melhor e, consequentemente, uma vida melhor. O problema era que nem sempre as indústrias poderiam dar emprego para essas pessoas, então essa gente, agora sem trabalho, acabava indo parar na miséria. Voltando e olhando para trás, notamos que esquecemos do campo, ali, jogado às traças e à mercê do destino... enfim, enquanto as cidades se urbanizavam num ritmo alucinado, o campo continuava sendo...campo. Por isso, que quando andamos na estrada, por exemplo, vemos quilômetros e quilômetros de campo e alguns pontinhos cinzas onde se encontram cidades.
Com o passar do tempo, depois que as cidades já se parecem mais com pratos de pessoas extremamente gulosas (tudo lotado, com coisas até demais) do que com cidades, e a violência e a miséria já tomam conta das ruas e o povo tem medo de sair de casa, não achando mais uma boa idéia morar num lugar tão... tão... tão URBANO... e acabam voltando ao ponto de partida, o campo. Se bobear, aqueles pontos de cidades que vemos na estrada hoje em dia se multiplicarão em alguns poucos anos, a chamada conurbação. Os satélites mostrarão massas cinzas por volta de pequenos pontos verdes, que antes eram predominantes.
A população urbana vai voltar a crescer, mas não nas grandes metrópoles, e sim onde atualmente é a morada daquelas pessoas que buscam a tranqüilidade e uma qualidade de vida melhor para suas famílias.
Atualmente, com aproximadamente 6 bilhões de pessoas por aí, a Terra ainda pode ser considerada uma morada digamos... confortável. Mas, hipoteticamente, se esse número continuar aumentando consideravelmente como tem acontecido nas regiões mais pobres (e na China :D), como é que vamos viver? Imagine 20 pessoas por metro quadrado em uma casa , mais 30.000 pessoas numa fila de emprego, pouco se importando com o baixo salário e a exploração ao trabalhador (viva o Exército de Reserva de Marx -http://pt.wikipedia.org/wiki/Ex%C3%A9rcito_industrial_de_reserva - conhece a palavra “ironia?”), o que aconteceria com o setor primário? Já não é um número relativamente grande, agora pensa se com os campos virando cidades se isso só não vai piorar...
Particularmente, prefiro crer que tudo não passa de piração da minha cabeça devido à um erro nas previsões, porque convenhamos, se a população aumentar, como é que vamos tomar banho com 19 pessoas dividindo o mesmo metro quadrado que a gente? Eu, hein, Deus me livre...

Nenhum comentário: