BLOG QUE TEVE A SUA ATIVIDADE AO LONGO DO ANO DE 2008

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Compreendendo o Conflito na Bósnia-Herzegovina

Diferente do que muitos pensam, a guerra da Bósnia Herzegovina não se trata apenas de questão religiosa, tem também muito a ver com a geopolítica xenofóbica, um está ligado ao outro.

A Bósnia tem dentro de si uma mistura de religiões, que com a rotina acabaram se dividindo em ‘raças’,como é comum dizer, sendo todas de origem eslava. Lá, a questão religiosa é tão importante como um time de futebol é para aqueles fanáticos que dariam a vida pelo time, então, cada raç... digo, religião, quer a dominação do país pelo seu lado, o que acaba gerando o conflito, a Guerra da Bósnia foi a maior guerra dos anos 90, tudo culpa dessa rivalidade entre as religiões, que logo já são chamadas de etnias.

Logo depois de os conflitos se iniciarem, a Bósnia estava dividida em muçulmanos e sérvios, que, irritados com o fato de os muçulmanos estarem com uma diferença notável em número, realizaram um genocídio (eliminação de um etnia de uma região) contra os muçulmanos, pobres almas que só queriam um pouco de paz ( hohoho, e não, eu não sou o Papai Noel! ) com a ajuda de outros países da antiga Iugoslávia, já que dispunham de um armamento mais avantajado.

Um fato que me chamou a atenção é que a Croácia foi assim, digamos, bem duas caras, com dupla personalidade. Primeiro, os croatas ajudaram os sérvios, se me lembro bem, a acabar com os muçulmanos, mas depois eles tentavam conquistar as terras em que os sérvios eram menos providos de forças na região onde eles haviam invadido a Croácia, uma coisa meio “ladrão que rouba ladrão”.

Mesmo não aceitando o fato de que todo o conflito estivesse se desenrolando em sua região, a UE nem ao menos TENTOU intervir, deixou para que os EUA fizessem alguma coisa, o que de fato não aconteceu. Os americanos e a ONU demoraram um bocado de tempo para perceber o que estava acontecendo por lá, e mandou para a Bósnia em 1993 os chamados “capacetes azuis” ( tadinhos, eu não gostaria de ser chamada assim... ), que eram as tropas internacionais de paz, a fim de evitar que o conflito se alastrasse.

O Acordo de Dayton, que deu uma maior autonomia a Bósnia e a dividiu em 49% para os sérvios e 51% para os muçulmanos, foi assinado em 1995, mas até hoje nada está muito bem resolvido, a Bósnia ainda está meio destruída e arrasada pela guerra, acho que ainda vai levar um tempo até tudo se resolver..

Compreendendo a Guerra no Kosovo


A Guerra no Kosovo começou com a intervenção da OTAN na Iugoslávia com aqueles bombardeios por aviões, a fim de parar a expulsão dos de etnia albanesa de Kosovo pelas forças sérvias, já que o Kosovo é uma região de cerca de 80% só de gente da etnia albanesa, não sei a palavra correta, mas acho que são albaneses, que tem origem albanesa e muçulmana.

Mas a perguntas que muitos se fazem é o por que de os sérvios e os albaneses brigarem por Kosovo. No ponto de vista sérvio é simples, é só porque Kosovo e a parte sul da Iugoslávia eram o a área original da Sérvia na época da Idade Média, na minha opinião, um motivo bem bobinho. E do ponto de vista albanês é bem simples também, mas são dois "porques": 1°- os albaneses são majoritários 2°- existem albaneses em Kosovo desde o domínio turco, que também foi o motivo de os sérvios saírem de Kosovo e da parte Sul da Iugoslávia.

No ano de 1989, com a Iugoslávia comunista chegando ao fim, o presidente sérvio Slodoban Milosevic tirou autonomia dos albaneses de Kosovo. A rivalidade foi crescendo tanto que surgiu o exército de Libertação de Kosovo, uma 'guerrilha' albanesa, mais conhecido como ELK.

Para aprimorar seus conhecimentos sobre Kosovo e seus conflitos, visite este site e boa leitura!

A Guerra em Kosovo

A guerra que está acontecendo em Kosovo é alimentada pelo ódio e preconceito dos exlugolávistas sobre os mulçumanos e os albaneses.
em 1996, surgiu um grupo guerrilhirto, o exercito de libertação do Kosovo que lutava pela sua indenpeencia da provincia e em 1998 o governo ugoslava deixou de agir de forma "sutil" ou disfarçada e passou a massacrar abertamente a etnia albanesa.
Nesse momento o apoio a Kosovo estava aumentando, graças a mídia internacional e estava chamando atenção de outros países, principalmente na Europa e nos Estados Unidos com uma opinião que favorecia à indenpendeincia de Kosovo

A guerra na Bósnia-Herzegóvina

A guerra da Bósnia é o conflito mais longo da Europa após a segunda guerra mundial, deixou em quatro anos, quatro meses e vinte e seis dias, um total aproximado de duzentos mil (200.000) mortos.
O motivo pelo qual se desenvolveu esta guerra é a disputa por território na região da atual Bósnia-Herzegóvina.
Em meio a esta guerra, aconteceu a expulsão dos povos não-croatas, pelos croatas (da Bósnia); isso ficou conhecido como limpeza étnica, pois os croatas expulsaram os que não pertencessem a essa etnia. Inclusive nesta “limpeza étnica”, foram reutilizados os campos de concentração da II Guerra Mundial.
A Bósnia-Herzegóvina não resistiu e pediu a ajuda de outros países, mas o que ganhou foram alimentos... roupas...
A Croácia entra no conflito e a princípio diz que tem direito sobre parte do território bósnio, mas depois decide ter a Sérvia como rival.
Sendo assim... a guerra persistia, então a ONU e a Otan. Mas uma vez a falta de poder da ONU é demonstrada, tendo várias tentativas de cessar-fogo negadas.

No início de 1995, os sérvios dominavam 70% do território da Bósnia-Herzegóvina. Isso se altera quando os croatas saem vencedores de uma batalha chamada de Batalha de Krajina. As forças dos componentes da guerra ficam semelhantes e então é realizada pelos Estados Unidos, um cessar fogo através de uma negociação de paz.

fonte:wikipedia>