BLOG QUE TEVE A SUA ATIVIDADE AO LONGO DO ANO DE 2008

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Compreendendo o Conflito na Bósnia-Herzegovina

Diferente do que muitos pensam, a guerra da Bósnia Herzegovina não se trata apenas de questão religiosa, tem também muito a ver com a geopolítica xenofóbica, um está ligado ao outro.

A Bósnia tem dentro de si uma mistura de religiões, que com a rotina acabaram se dividindo em ‘raças’,como é comum dizer, sendo todas de origem eslava. Lá, a questão religiosa é tão importante como um time de futebol é para aqueles fanáticos que dariam a vida pelo time, então, cada raç... digo, religião, quer a dominação do país pelo seu lado, o que acaba gerando o conflito, a Guerra da Bósnia foi a maior guerra dos anos 90, tudo culpa dessa rivalidade entre as religiões, que logo já são chamadas de etnias.

Logo depois de os conflitos se iniciarem, a Bósnia estava dividida em muçulmanos e sérvios, que, irritados com o fato de os muçulmanos estarem com uma diferença notável em número, realizaram um genocídio (eliminação de um etnia de uma região) contra os muçulmanos, pobres almas que só queriam um pouco de paz ( hohoho, e não, eu não sou o Papai Noel! ) com a ajuda de outros países da antiga Iugoslávia, já que dispunham de um armamento mais avantajado.

Um fato que me chamou a atenção é que a Croácia foi assim, digamos, bem duas caras, com dupla personalidade. Primeiro, os croatas ajudaram os sérvios, se me lembro bem, a acabar com os muçulmanos, mas depois eles tentavam conquistar as terras em que os sérvios eram menos providos de forças na região onde eles haviam invadido a Croácia, uma coisa meio “ladrão que rouba ladrão”.

Mesmo não aceitando o fato de que todo o conflito estivesse se desenrolando em sua região, a UE nem ao menos TENTOU intervir, deixou para que os EUA fizessem alguma coisa, o que de fato não aconteceu. Os americanos e a ONU demoraram um bocado de tempo para perceber o que estava acontecendo por lá, e mandou para a Bósnia em 1993 os chamados “capacetes azuis” ( tadinhos, eu não gostaria de ser chamada assim... ), que eram as tropas internacionais de paz, a fim de evitar que o conflito se alastrasse.

O Acordo de Dayton, que deu uma maior autonomia a Bósnia e a dividiu em 49% para os sérvios e 51% para os muçulmanos, foi assinado em 1995, mas até hoje nada está muito bem resolvido, a Bósnia ainda está meio destruída e arrasada pela guerra, acho que ainda vai levar um tempo até tudo se resolver..

Um comentário:

Kemily disse...

Essa explicação foi bem clara,de fácil compreensão,vai me ajudar muito.