BLOG QUE TEVE A SUA ATIVIDADE AO LONGO DO ANO DE 2008

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Compreendendo a Guerra no Kosovo


A Guerra no Kosovo começou com a intervenção da OTAN na Iugoslávia com aqueles bombardeios por aviões, a fim de parar a expulsão dos de etnia albanesa de Kosovo pelas forças sérvias, já que o Kosovo é uma região de cerca de 80% só de gente da etnia albanesa, não sei a palavra correta, mas acho que são albaneses, que tem origem albanesa e muçulmana.

Mas a perguntas que muitos se fazem é o por que de os sérvios e os albaneses brigarem por Kosovo. No ponto de vista sérvio é simples, é só porque Kosovo e a parte sul da Iugoslávia eram o a área original da Sérvia na época da Idade Média, na minha opinião, um motivo bem bobinho. E do ponto de vista albanês é bem simples também, mas são dois "porques": 1°- os albaneses são majoritários 2°- existem albaneses em Kosovo desde o domínio turco, que também foi o motivo de os sérvios saírem de Kosovo e da parte Sul da Iugoslávia.

No ano de 1989, com a Iugoslávia comunista chegando ao fim, o presidente sérvio Slodoban Milosevic tirou autonomia dos albaneses de Kosovo. A rivalidade foi crescendo tanto que surgiu o exército de Libertação de Kosovo, uma 'guerrilha' albanesa, mais conhecido como ELK.

Para aprimorar seus conhecimentos sobre Kosovo e seus conflitos, visite este site e boa leitura!

Nenhum comentário: