BLOG QUE TEVE A SUA ATIVIDADE AO LONGO DO ANO DE 2008

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

A guerra na Bósnia-Herzegóvina

A guerra da Bósnia é o conflito mais longo da Europa após a segunda guerra mundial, deixou em quatro anos, quatro meses e vinte e seis dias, um total aproximado de duzentos mil (200.000) mortos.
O motivo pelo qual se desenvolveu esta guerra é a disputa por território na região da atual Bósnia-Herzegóvina.
Em meio a esta guerra, aconteceu a expulsão dos povos não-croatas, pelos croatas (da Bósnia); isso ficou conhecido como limpeza étnica, pois os croatas expulsaram os que não pertencessem a essa etnia. Inclusive nesta “limpeza étnica”, foram reutilizados os campos de concentração da II Guerra Mundial.
A Bósnia-Herzegóvina não resistiu e pediu a ajuda de outros países, mas o que ganhou foram alimentos... roupas...
A Croácia entra no conflito e a princípio diz que tem direito sobre parte do território bósnio, mas depois decide ter a Sérvia como rival.
Sendo assim... a guerra persistia, então a ONU e a Otan. Mas uma vez a falta de poder da ONU é demonstrada, tendo várias tentativas de cessar-fogo negadas.

No início de 1995, os sérvios dominavam 70% do território da Bósnia-Herzegóvina. Isso se altera quando os croatas saem vencedores de uma batalha chamada de Batalha de Krajina. As forças dos componentes da guerra ficam semelhantes e então é realizada pelos Estados Unidos, um cessar fogo através de uma negociação de paz.

fonte:wikipedia>

Nenhum comentário: