BLOG QUE TEVE A SUA ATIVIDADE AO LONGO DO ANO DE 2008

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Chechênia


A Rússia, com tantas etnias diversas em seu território, não terá futuro como o maior país do mundo, na minha opinião, é fato que o país vai acabar se dividindo daqui a um tempo. Talvez porque seja difícil controlar e governar 17.075.400 km² de terra, ou talvez porque há muitos conflitos na região, o que volta e meia causam guerras maiores.
Tomemos a Chechênia como exemplo, uma pequena república perdida no meio da imensidão do território russo. Em 1991, a Chechênia tentou declarar sua independência, mas logo depois foi invadida pela própria Rússia que não aceitava. Depois de muita violência e uma repressão militar que provocou uma enorme destruição na região, os russos conseguiram manter o seu controle e manter a própria Chechênia sob o mesmo controle que fora controlado - pra que servem essas minhas piadinhas infames? - há pouco.
Me pergunto quanto tempo levará até que a economia da região chechena s recupere completamente, mas mesmo assim o sentimento de separatismo por parte dos chechenos continua cada vez mais aumentando, de quem sabe até construir o seu próprio Estado nacional. Creio que se isso de fato acontecer, pode influenciar os outros países por ali a fazerem o mesmo, o que para alguns estudiosos é apenas questão de tempo. Para eles, a Rússia não conseguirá manter unidas todas as suas regiões durante o século XXI, ainda mais com essa crise econômica.

Nenhum comentário: