BLOG QUE TEVE A SUA ATIVIDADE AO LONGO DO ANO DE 2008

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Conflitos do Kosovo

1º Conflito


Antecendentes


A tensão entre separatistas de origem albanesa e o governo central da Iuguslávia, liderado pelo prtesidente nacionalista Slobodan Milosevic aumentou ao longe de 1998.Guerrilheiros do Exército de libertação do Kosovo intensificaram as suas acções contra alvos Sérvios e passara a controlar partes da província.A reação do Belgrado despertou a preocupação na comunidade internacional, como suspeitas de atrocidades por parte do exército Juguslavo.


Em uma reunião realizada no castelo de Rambouilet, na França, os diplomatas sérvios aceitavam conceder autonomia ao Kosovo, mas os albaneses rejeitaram a proposta, e com isso os sérvios recusaram a presença da OTAN noterritório, algo que os albaneses desejavam.


2º Conflito


Início da Guerra da OTAN contra Belgrado


Após fracassar as negociaçoes de paz sobre o conflito separatista, a OTAN atacou a Jugoslávia em 24 de março de 1999, dando início à Guerra do Kosovo. A OTAN exigia que Milosovic aceitasse as bases do acordo de paz de Rambouilet. A ofensiva começa com ataques a alvos militares, mas a estratégia ampliou ações contra estúdios de televisão, pontes, fábricas e o sistema de eletricidade da Sérvia.


Fim da Guerra


Após 79 dias de bombardeiros, em 3 de ujnho de 1999, os líderes ocidentais e Milosevic chegaram a acordo para o fim da guerra: as tropas sérvias iriam retirar-se e permitir o estacionamento de uma força internacional de paz no kosovo. Em 10 de Junho, a cupula militar da Juguslávia assinou o acordo para encerrar o conflito.


Após a entrada das tropas da OTAN em Kosovo foi instaurado um governo provisório sob tetula da ONU. A maioria dos soldados do exército JUgoslavo deixou a província, e ao mesmo tempo em que refugiados da origem albanesa indicaram retorno ao território, cerca de 200 mil sérvios fugiram para a Sérvia por temerem represálias.
Se quiser saber mais clique aqui

Nenhum comentário: