BLOG QUE TEVE A SUA ATIVIDADE AO LONGO DO ANO DE 2008

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Bósnia-Herzegovina

A região da Bósnia-Herzegovina é uma região com cerca de 51 129 km² e está localizada em um ponto estratégico, o que despertou interesse pelo seu território nos muçulmanos e dos Sérvios.
Logo que a Bósnia se proclamou uma república independente se envolveu em uma das maiores guerras dos anos 90 e não tinha nem como se retirar da guerra, pois ela se formou a partir da disputa por territórios da Bósnia pelos sérvios e muçulmanos.
A Bósnia ficou dividida um lado era dos muçulmanos e o outro era dos sérvios, que se revoltaram com o fato de os muçulmanos estarem em maior número. Com o apoio de alguns países da Ex-Iugoslavia, bem mais armados do que os muçulmanos, realizaram uma “limpeza étnica”, genocídio contra os muçulmanos.
A Croácia teve parte de seu território invadido pela Sérvia, mas ao contrario do que muitos paises fariam não declarou guerra contra a Sérvia, mas sim se aliou a ela no genocídio contra os muçulmanos para ver se conseguia tomar posse de algum território para si.
Em 1993 a Onu junto com outros paises resolveu intervir no conflito enviando forças de paz, os chamados “capacetes azuis” para evitar um novo massacre.
Em 1995 foi assinado um acordo de paz pelos três paises (o acordo de Dayton), que prevê uma autonomia para Bósnia, mas com duas regiões deles para muçulmanos e outra para a Sérvia.

Nenhum comentário: