BLOG QUE TEVE A SUA ATIVIDADE AO LONGO DO ANO DE 2008

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Bósnia Herzegovina

Texto elaborado por Matheus Pereira.


A Bósnia se proclamou independente em 1991, mas ela se envolveu numa guerra sangrenta nos anos 90. Essa guerra não foi apenas questão religiosa, e sim, por conquistas territoriais pelo lado da Sérvia.A Sérvia queria mais território, então sendo apoiada pelo exercito da ex – Iugoslávia fizeram a maior “limpeza étnica”. Os Croatas vendo isso em vez de apoiar os Bósnios, começaram a fazer o mesmo jogo dos Sérvios, que era eliminar os Muçulmanos.

Os Estados Unidos demorou muito a perceber a “limpeza étnica”, junto com a ONU, a Sérvia quando matava os muçulmanos cavava uma foça para botar os corpos, tapando os buracos para os satélites não pegarem.

Até que um dia os Estados Unidos lançaram um satélite que pegava tudo que estava no chão, depois de muito tempo a ONU junto com a Rússia e os EUA enviaram tropas internacionais da paz na região do combate.Então em 1995 as regiões fizeram um acordo de paz entre esse países e tropas da ONU estão de guarda para manter a paz no território.

(Obs.:Postei o texto pelo Matheus porque ele não conseguiu postar.)

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro Lucas Reis, ou melhor, CARO MATEHUS,
Gostei muito do primeiro parágrafo! Legal!
Eu não diria que os EUA demoraram a perceber o que realmente estava acontecendo na região. Eu ficaria mais de acordo com a opinião de Vesentini (2004) que diz que os USA não estavam dispostos a investir belicamente na região; o que sai caro...
Ah! Acho que pretendeste dizer fossa (buraco) e não “foça” – que, me parece, quer dizer cavar com o focinho. Troque!
Grande abraço do prof.