BLOG QUE TEVE A SUA ATIVIDADE AO LONGO DO ANO DE 2008

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Consumismo em alta

O mundo está se enchendo de lixo, isso é fato. E a matéria prima para o lixo são os recursos extraidos da natureza. Cada vez mais estamos destruindo a natureza. Mas qual a razão para extrairmos e poluirmos a natureza? O consumismo, a necessidade cada vez maior de mais e mais. Mas qual a razão de sermos tão consumistas?
Depois da Segunda Guerra mundial, a economia mundial tinha grandes problemas. Então um americano disse que precisava que as pessoas consumissem cada vez mais. Assim, ao longo dos anos, o consumismo ficou maior e maior até hoje, onde é gigantesco. Mas para consumir em grande escala, é preciso produzir em gande escala, e para isso é preciso extrair muita matéria-prima, e da onde ela vem? Da natureza. No processo de produção são lançados no ar muitos poluentes e também é gerado muito lixo, muito mais do que nós produzimos em casa.
Após a natureza ter sido destruida e muitos poluentes terem sido gerados, nós consumimos o produto final do processo, afinal esse é o objetivo. Então, após usar o produto, jogamos fora ele , e ele vira lixo. Um dado curioso é que 99% das coisas que compramos são jogadas fora 6 meses depois da compra.
Resumindo: destruimos a natureza extraindo matéria-prima, poluimos ela e produzimos lixo ao mesmo tempo, isso para fazer produtos. E depois que consumimos esse produto jogamos ele fora e ele vira lixo. Onde o mundo vai parar desse jeito?

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro Giordano,
Onde o mundo vai parar? Um desafio interessante é você mesmo tentar responder essas questão... Continuemos pensando...
Abraço do prof.

P.s.: Bom texto, parabéns!!!