BLOG QUE TEVE A SUA ATIVIDADE AO LONGO DO ANO DE 2008

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Planeta, consumo, lixo, o que tu achas?

Hoje vivemos em um mundo totalmente consumista. Todos nós, não interessa se é novo ou velho está rodeado de aparelhos eletrônicos, cada vez mais tecnológicos, mas o que nós não reparamos o lugar de onde os produtos para a fabricação desses aparelhos, que são da natureza tiramos os metais das árvores e montanhas do nosso planeta como diz Annie Leonard a pessoa que se interessou pelo assunto e fez o vídeo A história das coisas.

No vídeo nós vemos que o consumo, o que considero como “tradução” para o mundo de hoje, vem acabando com aquilo que é natural. Os produtos naturais se juntam com as substâncias tóxicas (que são produzidas pelas indústrias e fábricas que destroem a natureza para extrair os materiais usados na produção, como eu havia dito) e produzem tudo aquilo que consumimos. Praticamente nada atualmente é natural, porque algo natural é muito mais caro do que algo industrializado cheio de conservantes que não são bons para a nossa saúde.

Mas voltando ao ponto principal, o nosso mundo consumista, é indispensável acrescentar que todo esse consumo faz uma alta produção de lixo, porque nós queremos sempre mais, e esse “mais” é cada vez mais novo e mais tecnológico, e aquilo que está velho, que ainda funciona, e que ainda está em boa qualidade, vai para o lixo, traduzindo, o seu dinheiro vai para o lixo. Esse lixo vai acumulando, acumulando e acumulando ainda mais, pois não temos onde por todo esse “desperdício de planeta”, na verdade temos sim onde por todo esse lixo, mas não é o lugar adequado. Em um buraco, debaixo da terra, não é a solução deste problema, não é mesmo.

E há um grande engano ocorrendo aqui, as pessoas acham que com a reciclagem nós poderemos salvar o nosso planeta, mas, por favor, não se iludam, a reciclagem ajuda sim, mas ela não é uma “super-heroína”, temos muito lixo, muito lixo mesmo, e alguns produtos, digamos que muitos deles não são recicláveis, pois foram feitos com diversos tipos de materiais para o seu conforto que não podem ser reciclados juntos, por isso precisamos muito mais do que uma simples reciclagem.
Então pense, pense no que está acontecendo com o nosso planeta.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Cara Louise,
Excelente!!!!!!!
Abraço do prof.