BLOG QUE TEVE A SUA ATIVIDADE AO LONGO DO ANO DE 2008

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

O Consumismo do Homem

O mundo está cada vez consumindo mais, isso é fato!
Todo dia ouvimos em rádios, TVs que novas roupas, novos celulares são lançadas, mas já percebeu como uma propaganda induz você quase que diretamente que é preciso comprar aquilo. Mas por quê?
Porque estamos em um mundo consumista onde sua vida é um rodízio entre trabalhar, comprar e jogar fora, onde isso se repete, mas para produzirmos tanto para milhares de pessoas comprarem e comprarem precisamos de matéria prima.
De onde vem essa matéria prima? Da natureza, onde milhares de plantas são derrubadas por segundo e nem metade são replantadas, ai que está o problema, consumimos um monte para depois colocarmos fora, no lixo, que na maioria das vezes vai para aterros em baixo da terra.
Mas aonde isso vai parar?
Ninguém sabe. A maioria dos objetos comprados vão para o lixo 6 meses depois da compra, pouco desse lixo é reciclado, e mesmo que reciclado o pouco que você recupera é 70 vezes desperdiçado para produzir esse objeto.
Poucas pessoas sabem disso, mas no processo de fabricação é perdida muita matéria prima e também pessoas que podem estar trabalhando em mas condições.
Será difícil chegar a um equilíbrio de matéria prima usada na fabricação e matéria prima reaproveitada da reciclagem de objetos.
Acho que o mundo todo tem que começar a se preocupar com isso já, porque se não tomarmos uma providencia, nossa maravilhosa Amazônia pode desaparecer.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro Gregory,
“É o sistema!”
Lembro-me quando, no bar da escola, falávamos a frase acima e dávamos risada! Mas o fato é que isso é verdade! Estamos em um sistema que adota como sistemática a compra, sempre de novo, de coisas novas...
Talvez, para você, que lida com a robótica, seja especial a seguinte pergunta: para que serve a tecnologia? Ela realmente ajuda as pessoas? Ou acaba ajudando algumas poucas? Continuemos refletindo...
Abraço do prof.